Quando não conseguimos ver Deus (Jo 20.11-18)

Nesses últimos meses, temos ouvido falar muito de uma determinada palavra: CRISE. E isso tem preocupado o mundo, o Brasil e infelizmente os próprios cristãos. Tenho visto muitas pessoas (trabalhadores e empresários) preocupadas, receosas em como ficarão as coisas nos próximos meses; afinal de contas tivemos o escândalo da Petrobrás, o aumento do dólar, o mercado imobiliário estacionando, a economia do Brasil está sendo vista com certo ar de desconfiança no exterior.

Mas isso não deve nos apavorar, pois em toda à Bíblia, encontramos historias sobre a ação de Deus na vida de pessoas em momentos de crise. Nessas historias, sentimos a Graça de Deus, nessas historias somos desafiados a acreditar que milagres acontecem, nessas historias encontramos forças para continuar e temos também a nossa esperança renovada.

Talvez existam pessoas nessa hora que estão lendo essas palavras, que estejam enfrentando uma crise, seja de ordem FINANCEIRA, FAMILIAR, EMOCIONAL ou até mesmo ESPIRITUAL. Talvez você esteja se sentindo frustrado (a), afinal de contas, nada do que você esperava aconteceu ainda. Por isso eu quero te pedir uma coisa, assim como Jesus pediu à Jairo ao saber que sua filha havia morrido: ”Não temas, crê somente (Mc  5.36). O que eu quero te pedir é que você não desista agora, afinal de contas você pode estar à um passo do milagre ou à um segundo de receber uma grande benção.

O texto que pegamos como base para a nossa reflexão mostra uma mulher que foi até a entrada de um sepulcro, e lá chegando percebe que o sepulcro havia sido mexido e consequentemente vazio. Aflita, desorientada, perdida, apavorada e muito confusa, essa mulher vai ao encontro de Pedro e João e começou a se lamentar. Depois quando encontrou dois anjos, não conseguia para de chorar e por isso os anjos perguntaram por que ela estava chorando?

E ao responder essa pergunta, se virou e viu Jesus em pé, bem ao seu lado. O Deus encarnado, ressurreto estava bem próximo dela, mas ela não conseguia perceber isso, afinal de contas ele estava atravessando uma grande crise. E justamente nesse momento, algo extraordinário acontece: Embora ela não conseguisse enxergar, pois sua visão estava embaçada, por causa de suas lágrimas; ela podia ouvir, e Jesus falou com ela, e a voz de Jesus mudou tudo. O desespero começou a ir embora, a alma daquela mulher começou a se alegrar de novo e o choro começou a dar lugar para o riso. E naquele momento de crise, Maria descobriu duas coisas muito importantes:

  1. Deus responde nossas orações (vs 15c): “mostre-me onde Ele está”
  2. Jesus está vivo. Mesmo que você não esteja conseguindo ver Deus em meio à tudo isso que você está passando, não se desespere, você pode ainda ouvir a doce voz do Espirito Santo falando ao seu coração:

 

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41.10).

 

Deus abençoe a todos!

Rev. Alessandro Alvarenga